quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral) foi desenvolvida pelo médico e osteopata americano Dr. John Upledger. É um método muito delicado e suave, que visa avaliar, detectar e corrigir disfunções do Sistema Sacro Craniano. Melhorar a qualidade do cérebro, meninges e espinal medula reflecte-se num cuidado para com todo o organismo e melhora o estado de saúde geral do paciente.
Usando um toque muito leve, de uma maneira geral não superior a 5 gramas, o terapeuta sacro craniano pode libertar certas restrições no sistema sacro craniano e dissipar os efeitos negativos do stress sobre o sistema nervoso central, facilitando o processo de recuperação do próprio sistema de auto-regulação, permitindo assim que este faça as suas próprias correcções quando e onde estas sejam necessárias, sem decerto modo contrariar o processo fisiológico normal.
Ela visa não só melhorar toda a circulação do liquido céfalo-raquidiano, mas também tudo aquilo que possa afectar a sua livre circulação, trabalhando as meninges, os ossos cranianos, o sacro, bem como todo o corpo.

A Terapia Sacro Craniana é recomendada nos seguintes casos:
- Problemas de mobilidade e coordenação motora;
- Cefaleias, enxaquecas, problemas menstruais e menopausa;
- Fadiga, problemas emocionais, sistema nervoso, stress, depressão pós parto, Parkinson, défice de concentração;
- Autismo e dislexia;
- Dificuldades  do  sistema respiratório  como  bronquite, asma ou alergias;
- Dores  musculares e articulares  da  coluna  vertebral, artrite reumatóide;
- Problemas da articulação  temporo-madibular,  sinusite, zumbidos, tonturas e vertigens;
- Problemas do tecido conjuntivo, fibromialgia;
- Edemas, derrames, varizes e pernas cansadas;
- Deficiências do sistema imunitário;
- Stress e fadiga crónica;
- Problemas  infantis  como  cólicas,  mau dormir, choro sem causa, birras, irritação, dificuldade   de aprendizagem ou hiperactividade.
Para além destas indicações, a Terapia Sacro Craniana também alivia os desconfortos da gravidez e ajuda a facilitar o parto e a virar os bebés para a sua correcta posição, preparando a mulher para um parto mais fácil e mais rápido.
Fonte: http://www.personalfisio.net/terapia_sacro_craniana.html

Beneficios da massagem


A massagem é um conjunto de movimentos aplicados no corpo, ou seja, conjunto de actos para alivio da dor, efeitos de relaxamento, conforto, para aumentar a energia e rejuvenescimento muscular, reabilitação para melhorar a circulação da parte muscular ou de outras partes do corpo para que se obtenham outras vantagens terapêuticas. A massagem pode ser uma forma de relaxamento tanto para o terapeuta como para o paciente. Esta tem como principal objectivo suavizar e acalmar, ajudar na redução do stress e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e de certas doenças. A massagem pode ser estimulante ou calmante e tonificadora e pode eliminar toxinas e produtos indesejáveis do organismo e induzir uma profunda e agradável sensação de bem-estar. É pelo toque (Tacto) que a massagem desencadeia transformações físicas e emocionais que cria por vezes uma sensação de descanso, paz e realização tanto no corpo como na mente.
Uma boa massagem pode afectar em todos os níveis do ser humano. Fisicamente, os beneficios são o relaxamento e a tonificação dos musculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/746499-massagem-relaxante/#ixzz1hyLWvNpA